Quem sabota a educação pública brasileira?


#1 – Grupos educacionais privados

“Sim, a educação é sucateada para que empresas privadas vendam educação de ‘qualidade’ objetivando o lucro. Isso explica a quantidade de UniEsquinas (universidades de esquina), como no Pará, em que há faculdades privadas de baixa qualidade e LDB ajudou na proliferação, pois só 33% do corpo docente precisa ter mestrado e/ou doutorado e muita das vezes há professor mestre e/ou doutor que só EMPRESTA o nome para fazer volume ‘acadêmico’ no quadro funcional da faculdade.”

#2 – Donos de escolas particulares que ditam as regras

“Se você pegar a listagem dos membros dos Conselhos Estaduais de Educação vai perceber que 90% são donos, ex-donos, sócios ou gente ligada ao setor educacional privado!”.

#3 – As Secretarias Estaduais e Municipais de Educação são ineficientes

“Quase todas as SEDUCs e SEMECs são órgãos inchados de apadrinhados políticos, gente incompetente sem conhecimento mínimo de legislação educacional e de representantes de empresas que vendem sem licitação produtos educacionais com preços acima do valor de mercado…sem falar que esses órgãos são altamente burocráticos e lentos.”

#4 – Educação de qualidade para poucos garante o “ganha pão” da elite…

“As vantagens do sucateamento da educação são inúmeras para a elite, pois os pobres que estudam em escola pública entrarão com maior dificuldade e em menor número nas universidades (mesmo com cotas, como no caso do Pará, em que alunos de escola privada passam utilizando COTAS. cf. caso da UEPA). Esses alunos que não entram na universidade vão trabalhar em subempregos, ganhando pouco e servindo aos filhos da elite, o que cria esse fosso social. Caso as educação pública fosse melhor que a privada (e as escolas privadas nem são tão boas assim…) teríamos menos desigualdade”

ELITE: gente que mama nas tetas do governo, empresários que lucram sonegando imposto ou famílias que ficaram ricas vendendo escravos no passado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s