Segurança Pública: Está na hora de retirar o “integrado” do CIOP.


Criado para integrar todos os órgãos relacionados à segurança pública (Instituído em 1998, por decreto estadual nº 2.959, o Centro Integrado de Operações foi criado como unidade de gestão compartilhada integrante da estrutura organizacional do Sistema Integrado de Segurança do Estado. O órgão reúne, no mesmo espaço físico, os centros de operações das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito.), o Centro Integrado de Operações ligado ao Governo do Estado, já prestou um bom serviço no passado, mas hoje deixa muito a desejar.

Quem tenta ligar aos finais de semana para o número 190 durante o período da madrugada (0h01 e 16h) acaba se deparando com a fatídica “musiquinha”, indicando que não há atendentes disponíveis (não por estarem ocupados com outros chamados, mas por não estarem em seus postos de trabalho!). Ao tentar ligar para Delegacia do Meio Ambiente para denunciar poluição sonora, há duas possibilidades: ou o telefone só chama ou quando atendem sequer há identificação (certa vez liguei e o atendente disse “oi”).

Finalmente quando conseguimos contato com o CIOP, simplesmente o servidor público atende, pergunta qual o problema, diz que vai enviar uma viatura ao local (que não é enviada) e ainda por cima repassa um número fixo para contato, em vez de acionar a diretamente a DEMA. Qual parte do “integrado” os atendentes do CIOP não compreenderam?

A verdade é que durante as madrugadas dos fins de semana, Belém vira uma cidade sem governo, pois é possível colocar som alto até altas horas e caso ocorra alguma emergência (incêndio, acidente de trânsito, invasão de domicílio) nesse período, o CIOP só enviará uma viatura de manhã, quando já for tarde.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s