“Memorial da Cabanagem”: o monumento abandonado por um povo sem memória


É lamentável ver a única obra desenhada por Oscar Niemeyer na região Norte ser destruída pela falta de manutenção e pela falta de zelo por parte poder público, que construiu um “complexo viário” urbanisticamente grotesco com um conjunto de passarelas intrafegáveis (moradia de moradores de rua), somado a uma passarela interminável (“pórtico” que já completou três anos!) que juntos dão um ar de feiura extrema para quem chega ou sai da capital paraense.

O “Memorial da Cabanagem” foi fundado em 1985 em comemoração aos 150 anos da única revolta popular do período regencial. A obra foi considerada um dos principais monumentos históricos do Pará e representa uma rampa em direção ao firmamento que sofre uma fratura, daí se justifica o pedaço da rampa no chão, que remete a violenta repressão ao movimento cabano.

No “Memorial” deveria funcionar um museu contendo a memória do movimento, assim como os restos mortais de combatentes cabanos, infelizmente o museu não funciona e sequer faz parte do Sistema Integrado de Museus do Pará.

O “Memorial” foi e é alvo constante de vandalismo, inclusive a “mão fraturada” não raramente é utilizada como rampa de skate, além das pichações e depredações. O entorno do monumento possui iluminação precária, há um constante acúmulo de lixo no local e o lago artificial é utilizado como piscina pública por moradores de rua, além de um potencial criadouro de mosquitos da dengue.

O monumento virou abrigo para moradores de rua...poucos transeuntes se arriscam a passar por lá...

O abandono e o esquecimento do “Memorial da Cabanagem” por parte do poder público e da sociedade paraense demonstra o quanto o Pará não sabe lidar com sua memória e nem preservar seu patrimônio.

Atenção poder público, entidades defensoras do patrimônio e população…estudem um pouco de história e restaurem o “Memorial da Cabanagem”!

Saiba mais:

Sobre a Cabanagem.

Sobre o Memorial da Cabanagem.

Cabanagem , o retrato fiel do abandono (DOL)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s