O Brasil pede a Suspensão da Usina de Belo Monte


As autoridades brasileiras devem garantir os direitos das comunidades indígenas que vivem no entorno do rio Xingu sejam respeitados e protegidos, a Anistia Internacional afirmou hoje que o órgão ambiental do Brasil aprovou a construção da barragem de Belo Monte.

“O Brasil deve respeitar as recomendações emitidas pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos para suspender a construção da barragem de Belo Monte até que os direitos das comunidades indígenas locais estão plenamente garantidos”, disse Guadalupe Marengo, director-adjunto Américas da Anistia Internacional.

“Continuando com a construção da barragem de Belo Monte, antes de assegurar os direitos das comunidades indígenas sejam protegidos é equivalente a sacrificar os direitos humanos para o desenvolvimento.”

Em abril de 2010, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos disse que a licença para a construção da barragem de Belo Monte deve ser suspensa até que as comunidades indígenas sejam plena e eficazmente consultadas – inclusive para ter acesso aos estudos de impactos ambientais e sociais nas suas línguas – e as medidas devem ser postas em prática para proteger a vida das comunidades.

A Comissão também pediu às autoridades brasileiras que adotem medidas abrangentes para evitar a possível disseminação de doenças entre as comunidades indígenas, como resultado da execução da barragem.

Na quarta-feira 01 de junho, o IBAMA aprovou a construção da barragem de Belo Monte no rio Xingu, na região amazônica.

Os ambientalistas, comunidades indígenas, os procuradores federais, e outros defensores de direitos humanos levantaram sérias preocupações sobre o potencial impacto sobre os direitos humanos das comunidades indígenas que vivem na área.

 

Fonte do texto original: http://www.amnesty.org/en/news-and-updates/brazil-urged-suspend-belo-monte-dam-project-2011-06-02

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s