Pará sem Lei: Mortes Anunciadas


“[…] Vivo da floresta, protejo ela de todo jeito. Por isso, eu vivo com a bala na cabeça a qualquer hora. Porque eu vou para cima, eu denuncio os madeireiros, os carvoeiros e, por isso, eles acham que eu não posso existir. A mesma coisa que fizeram no Acre com Chico Mendes, querem fazer comigo. A mesma coisa que fizeram com a irmão Dorothy, querem fazer comigo. Eu posso estar hoje aqui conversando com vocês, daqui a um mês vocês podem saber a notícia que eu desapareci”.

–  José Claudio Ribeiro da Silva

É vergonhoso para o Estado do Pará saber que lideranças são constantemente ameaçadas de morte e nada é feito para que essas mortes totalmente evitáveis não aconteçam. O fato é que nenhuma das esferas (Estadual e Federal) conseguem garantir a integridade dos líderes camponeses em atuação no Pará.

O pano de fundo do assassinato recente de José Claudio Ribeiro da Silva e sua esposa, Maria do Espírito Santo, revela interesses de grupos que tem sua própria bancada no Congresso Nacional, que se utilizam do poder para intimidar pequenos agricultores ou pessoas que nem terra possuem.  Está por detrás desses assassinatos interesses de quem quer retalhar o Estado do Pará, ruralistas à serviço do agronegócio e grandes derrubadores de floresta.

É sintomático o fato da própria presidenta Dilma ter solicitado que a Polícia Federal investigue o caso. Sim, foi preciso que a maior autoridade do executivo pedisse investigação, pois o próprio Estado do Pará não tem competência para apurar o caso e justiça paraense tem sérios problemas em condenar mandantes de assassinatos no campo.

Com a palavra, o Estado do Pará.

Leave a Reply

