A Quem Interessa Dividir o Pará? (Parte I)


Segundo o IPEA dividir o Pará é inviável, pois pouca coisa iria mudar a não ser o aumento do gasto público (por volta de R$ 3 bilhões pelo menos) e principalmente de cargos públicos, bom para os políticos e péssimo para a população pobre que vive no estado. O IPEA fará um novo estudo para confirmar o já dito.

A população em si está desinformada em relação a essa questão, já que a iniciativa de dividir o Pará parte de alguns políticos ligados ao agronegócio que pretendem facilitar as regras para extrair mais riquezas do solo amazônico, enquanto que os ganhos para a população quase não se fala…ou alguém já disse que a educação e a saúde de quem vive no Oeste, Sul e Sudeste do Pará irá melhorar? Ainda não ouvi esse discurso.

Apesar da população instalada ao longo da 3ª leva de ocupação do território paraense ser predominantemente do centro-oeste e sul do país, portanto, sem nenhuma identidade cultural com quem vive na parte de cima do Pará, não vejo como argumento válido para divisão a diferença, argumento esse que será usado na campanha pela divisão. Resumindo, sem o Pará que ficará, o resto do território quase nada terá, a não ser minério e as terras.

Os meios de comunicação serão determinantes para a tomada da decisão pelo povo, embora a maior parte da população sequer ler uma página de jornal. Considerando o papel da imprensa, sendo ela boa ou péssima, apresento um exemplo de matéria que só atrapalha o processo de informação: o Diário do Pará de hoje (6/5/11) cometeu um erro (dos muitos que comete diariamente) ao divulgar uma estatística fajuta e de fonte duvidosa, o que é pior. Veja:

Matéria sem autor, sem fonte confiável e sem vergonha...

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s