I Gincana do Ponto de Memória do Bairro da Terra Firme


Entre os dias 16 e 20 de maio irá ocorrer a I Gincana História e Memória do Bairro da Terra Firme  em  comemoração a 9ª Semana Nacional de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus  (Ibram/MinC) e este ano terá como tema Museu e Memória. Com a gincana o Ponto de Memória da Terra Firme em parceria com o Museu Goeldi buscará levantar a história e a memória do bairro com a participação da juventude.

O objetivo da gincana, além de levantar dados para enriquecer o acervo do Ponto de Memória é divulgar o projeto e a história do bairro em que vivem. O bairro ficou por muito tempo estigmatizado pelos constantes confrontos entre traficantes em disputa por território e o bairro antes pacato e popular se tornou “perigoso” (com a ajuda a imprensa “marrom” atuante nos  principais “tablóides” da cidade).

Há outros projetos no bairro que visam dar uma nova perspectiva aos jovens da comunidade e visam melhorar a autoestima aos mais de 100 mil moradores do bairro. A iniciativa tem como principal agente a comunidade, que por muitos anos sofreu com o abandono e a negligência do poder público.

Antes de ter a configuração e o desenho urbanistico de hoje, o bairro teve um planejamento traçado pelo poder público na época (como vocês podem observar na imagem abaixo da 1ª légua patrimonial da cidade) de Antônio Lemos. Como é possível observar as áreas pertencentes hoje ao Guamá, Terra Firme e Universitário eram para ser áreas nobres, com vista para o rio e próximas aos grandes igarapés da cidade.

Em vermelho a área ainda não ocupada em 1905, planejada para ser "nobre" e em azul a área ocupada pela população pobre "expulsa" do centro.

Blog do Ponto de Memória da Terra Firme http://pontomemoriaterrafirme.blogspot.com/

Para contribuir, apoiar e participar do projeto entre em contato pelo e-mail  pontodememoriaterrafirme@gmail.com

Saiba mais sobre o bairro aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s