Há Internet no Pará?


Essa é uma das perguntas que já ouvi de algumas pessoas quando visitei a região sudeste do Brasil, o que demonstra um pouco de desconhecimento da realidade amazônica, em especial a do Pará, no entanto, fiz um questionamento. Será que temos internet de fato aqui no Pará?

Pagando caro por uma conexão lenta e que constantemente caí em virtude de vários problemas técnicos (rompimento de cabos) é possível dizer que o povo paraense sofre para acessar a web no dia a dia e muitos sequer conseguem ter acesso a um computador. A maioria das escolas públicas fora da RMB (Região Metropolitana de Belém) não possuem computadores conectados a internet, o que aumenta a exclusão digital de muitos cidadãos.

A verdade é que só quem tem bastante dinheiro sobrando pode ter internet em casa, pois as empresas (brOi e Embratel) não tem interesse em expandir e melhorar o serviço. No final das contas acabamos pagando por um serviço que não existe, para exemplificar, quem contrata a banda larga da Velox de 600 kbps na prática usufrui apenas da metade dessa velocidade (300 kbps) e quem assina um plano de 1 Mega dificilmente consegue baixar um filme nessa velocidade.

Só uma política pública efetiva poderá tirar a Amazônia desse atraso e conectar com velocidade e qualidade a região norte ao restante do Brasil e do mundo.

One thought on “Há Internet no Pará?

  1. eu pago 114,00 por mês por uma internet de 300kbps, e ainda tem gente que chora com uma internet de 10 mega pela metade do preço!

Leave a comment