Por favor, privatizem os Correios/ECT!!!


Fundada em 1969, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) popularmente conhecida pelo nome CORREIOS, já foi sinônimo de credibilidade e confiança. Atualmente o que temos é uma empresa pública ineficaz que parou no tempo por falta de investimento e por sucessivas gestões fraudulentas (veja o caso do mensalão do PT em 2006) e incompetentes que resultaram na péssima condição do serviço prestado ao consumidor brasileiro.

 

Apesar de ser a única empresa brasileira a estar presente em todos os municípios (por meio de unidades próprias e franqueadas), paradoxalmente o serviço prestado não atende toda a população satisfatoriamente, ou seja, as correspondências chegam com atraso ou não chegam (caso o endereço do destinatário seja em área periférica ou “perigosa”, o interessado deve retirar na agência mais próxima), mercadorias extraviadas e com avarias, as encomendas feitas via e-comerce não chegam em tempo hábil e até as cartas endereçadas ao papai Noel atrasam.

 

A ECT possui monopólio sobre serviços de cartas que contenham informação de interesse específico do destinatário, cartões postais, correspondências agrupadas e telegrama (quem usa?). Apesar de ter uma rede de franqueadas, o corpo diretor e administrativo do empresa é comandado pela União.

 

Quebrar o monopólio é a solução caso não haja melhora nos serviços prestados. A logística da empresa deve melhorar de modo a absorver a demanda gerada pelas compras pela internet (nicho dominado por empresas privadas, inclusive estrangeiras, como a FedEX, além de ser necessária a contratação de mais funcionários, já que o país cresce impulsionado pela economia estável e melhora nas condições econômicas de muitos brasileiros que saíram da classe D para C.

 

O que vocês acham?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s