IBOPE, Data Folha e Vox Populi são confiáveis?


Dilma venceria no 1° turno, Netinho, o preferido em SP, em 2006  Jacques Wagner (PT) não entraria nem no 2° turno. Em Belém alguém lembra da Valéria Pires Franco que iria para o 2º turno com Duciomar, no entanto, ficou em 3°. Recentemente o IBOPE divulgou pesquisa indicando Jatene como vencedor no 1° turno, o que não ocorreu.

O que faz o IBOPE errar tanto (acima de sua própria margem de erro)? Você conhece ou já foi entrevistado por algum pesquisador do IBOPE? Qual a metodologia utilizada ou quem paga a conta escolhe a metodologia?

É fato que esse tipo de “pesquisa” influencia o eleitor desinformado (a maioria do eleitorado), que se sente motivado a votar em quem está ganhando, daí vem a importância dessas pesquisas encomendadas.

Devemos repensar a real utilidade dessas pesquisas e depositar nenhuma confiança nelas, já que a sua fácil manipulação gera resultados para determinados candidatos.

 

 

Lembre-se disso: o próprio presidente do IBOPE Carlos Augusto Montenegro afirmou várias vezes que a popularidade de Lula não ajudaria a eleger uma sucessora. Diante dos números o mesmo faz mea-culpa “Errei e peço desculpas. Na vida, às vezes, você se engana”, afirmou. “O Brasil já tem uma presidente. É Dilma Rousseff.”

 

Fica a reflexão.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s