UFPA: a melhor entre as piores do Brasil


Com a publicação dos resultados da avaliação trimestral dos programas de pós-graduação, o que evidenciou a diferença entre conceitos entre os cursos da região Norte e o restante do país. A realidade da UFPA, a maior instituição acadêmica do Norte do país é trágica. Os sérios problemas de infra-estrutura e problemas de gestão culminaram com um péssimo resultado na avaliação, já que a maioria dos programas da UFPA obtiveram nota 3 (o mínimo para um curso de pós funcionar), os únicos cursos em destaque são os seguintes: Geologia e Geoquímica (conceito 6) e Genética e Biologia Molecular (nota 5).

No site da UFPA a notícia saiu como comemoração , mas há sim o que lamentar. Uma instituição que recebe verba para investir em bibliotecas e compra de livros, prefere investir em um centro de convenções pouco funcional. A Biblioteca Central está há muito tempo sucateada e desatualizada, qualquer acadêmico sensato nota que comprar livros não é o forte da reitoria, mesmo tendo uma gráfica (uma das maiores da região), que não produz e uma editora que não edita, um verdadeiro desperdício de verba pública.

Outro ponto que faz a UFPA falhar é a ausência de processos eleitorais democráticos nas unidades. O voto paritário é resquicio do autoritarismo, na UFPA a democracia passa longe, fortalecendo o coorporativismo e os duelos de vaidades, coisa corriqueira nessa instituição.

Por enquanto a UFPA e as outras instituições da região fazem parte do grupo da 3ª divisão do conhecimento (atrás das instituições do Centro-sul e Nordeste). Há instituições de excelência na Amazônia, como  o Museu Paraense Emílio Goeldi e o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), que são bem geridos, ao contrário da maior instituição de ensino da Amazônia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s