Nota de Repúdio da Marcha Mundial de Mulheres (Pará) à violência sexista


Nota de Repúdio

A Marcha Mundial das Mulheres – Pará vem a público manifestar seu total repúdio à violência sexista contra Renata Modesto Ferreira, de 23 anos, que foi agredida com um soco no rosto e baleada pelas costas pelo Policial Militar Jeferson Lobato Santos, após ter sido assediada pelo policial.

A jovem Renata hoje corre sérios riscos de ficar paraplégica, pelo simples motivo de que não gostou da atitude do policial, que “mexeu com ela na rua” e respondeu a ele. O Policial está respondendo o processo em liberdade.

Praticamente todos os dias são noticiados nos veículos de mídia crimes cometidos contra as mulheres. O que não se diz nos jornais é o real motivo desses crimes.

Não é novidade que a violência contra mulher está presente em nosso cotidiano. Atualmente, segundo dados da Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil. A violência sexista é usada como uma ferramenta de controle da vida, corpo e sexualidade das mulheres por homens, grupos de homens, instituições patriarcais e Estados.

Apesar de ser mais comum na esfera privada, como violência doméstica – seja esta sexual, física, psicológica ou abuso sexual – a violência contra as mulheres e meninas ocorre também na esfera pública, que entre outros inclui: feminicidio, assédio sexual e físico no lugar de trabalho.

O machismo estruturado na sociedade nos oprime e nos acorrenta. O silêncio, a discriminação, a impunidade, a dependência das mulheres em relação aos homens e as justificações teóricas e psicológicas toleram e agravam a violência para as mulheres.

Nós da Marcha Mundial das Mulheres organizadas pelo fim do machismo na sociedade, não toleramos nenhum tipo de violência contra a mulher e denunciamos a violência sexista praticada pelo Policial Militar Jéferson Lobato Santos.

Nos solidarizamos com a jovem Renata Ferreira e com todas as mulheres que sofrem com a violência sexista. Não calaremos até que todos os culpados sejam punidos!


Comitê Estadual da

Marcha Mundial das Mulheres – Pará

Mais informações: http://www.mulheresemmarcha.blogspot.com/

http://www.diariodo para.com.br/noticiafullv2 .php?idnot=75717

Advertisements

One thought on “Nota de Repúdio da Marcha Mundial de Mulheres (Pará) à violência sexista

  1. Obrigada por repercutir nossa nota! Este caso é um absurdo! Esta semana vamos visitar a moça no Hospital e também iremos na Defensoria Pública. Só gostaria de pedir um favor, retire a assinatura da Rafaela, pois é pessoal e a nota é do movimento.

    Saudações,
    Marcha Mundial das Mulheres – Pará

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s