Belém do Pará: A cidade do Lixo


Assim como Paris é a cidade Luz, Belém é conhecida nacionalmente pelo lixo nas ruas, a cidade lixo. Na reportagem de ontem veiculada pela TV Globo no Programa fantástico, no qual Belém figura como a 3ª capital mais suja do Brasil o Secretario de Saúde, Eng° Sérgio Pimentel disse que: “Belém tem um problema sério que é o vandalismo. Você implanta lixeiras e elas são vandalizadas com muita rapidez. Às vezes, faltam recursos para repor essas lixeiras que são vandalizadas”.

Concordo com a posição do secretário em parte. As lixeiras de rodinhas (conteineres) implantados na gestão Edmilson Rodrigues foram (e são) alvo constante de vandalismo, principalmente na área do ver-o-peso, já que os vândalos roubam as rodas das lixeiras para fins alheios. O vandalismo é uma questão de segurança pública, responsabilidade do Governo.

De modo geral Belém tem poucas lixeiras, basta andar pelo centro ou pelo subúrbio para perceber a ausência delas (eu mesmo guardo meu lixo no bolso e tenho que caçar uma lixeira, o que é demorado). Nos locais onde encontramos elas estão abarrotadas de lixo ou com lixo ao lado (as lixeiras fixas, as “laranjinhas” não suportam lixos maiores, como garrafas PET ou coco). Algumas lixeiras fixas de ferro como por exemplo as do Mercado de São Braz estão corroídas pelo tempo.

A prefeitura deveria dispor de mais lixeiras na cidade, em especial nos bairros mais afastados que possuem coleta de lixo três vezes por semana apenas (o que acaba gerando acúmulo de lixo nas ruas, já que ninguém quer deixar o lixo dentro de casa).

A prefeitura deveria tratar com seriedade o lixo, aumentado o horário de coleta, investindo em equipamentos de reciclagem, coleta seletiva e  em campanhas educativas de concientização, principalmente nas escolas municipais e nos bairros periféricos. Com a prefeitura fazendo a sua parte e a população também perderemos esse título ingrato de “cidade do lixo”.

Advertisements

9 thoughts on “Belém do Pará: A cidade do Lixo

  1. Belém tem muitos títulos, mas não digo que são títulos ingratos, mas sim títulos justíssimos.
    Se o povo é ignorante e mal educado e sem consciência, é porque antes de tudo o Governo assim o é.
    Enquanto os governantes pensarem em si mesmos, a cidade caminhará de mal a pior.
    Isso é notório!
    Campanha de conscientização é uma lógica que deve haver, mas para isso deve existir boa vontade, começando pelos cabeças do Governo, municipal e Estadual.

    • Qurida (o) ñ adianta colocar a culpa no governp do estado pq nós sabemos que com eles não podemos contar!! educação vem de casa!!! Se o povo é assim pq v6 ñ mudam??? É muito fácil ficar procurado motivo para continuarem assim, isso é ridículo!!! Agora a falta de educação de v6 é culpa do governo??? Tmb mas v6 devem começar a se educar!!!! Eu ñ suporto belém é gente chamando palavrão para todos os lados!!!!

  2. A culpa está no povo. Sociedade ignorante e fútil…ínfelizmente Belém e nossa região norte faz juz a visão que o povo do sul tem de nós: sem civilização! para comprovar basta tomar como exemplo algumas cidades do sul e paises desenvolvidos, organização e civilização se reflete na educação e sensação de bem estar que encontramos em cada esquina. Não basta o governo de Belém, a camara e vereadores criarem projetos de leis belissímos se o povo nao cumprir…e acreditem eles não vão cumprir tão cedo. Isso porque é uma sociedade em construção reconhecida somente pela riqueza natural, mas não pela social. abraços!

  3. A cidade está suja sem o devido cuidado, nao vejo nem gari limpando as ruas e valas como no governo dos outros prefeitos, a maioria dos logadouros como praças e parques estão sem manutenção e quando o prefeito abandona esses lugares incluíndo as ruas fica facil para vándalos e pessoas sem educação aproveitarem para jogar lixo e quebrar tudo o que foi deixado da administração anterior. Cadê o dinheiro do povo para limpar a cidade prefeito, que falta de respeito para com a população paraense, estou envergonhada de ver a nossa cidade em estado de abandono total.

  4. Cidade suja e gente nojenta, eta povinho mais ignorante, fedorento, estupido…
    nunca mais volto naquele chiqueiro!

  5. Gostaria muito de ver a minha cidade limpa sem lixo pelas, ruas, calçadas bem cuidadas , faixa para pedestre bastante lixeiras para acostumar as pessoas a colocar o lixo na lixeira, inclusive nos ônibus,praças bonitas com plantas floridas, seus coretos limpos e pintados. os esgotos todos fechados e não a ceu aberto enfeiando a cidade. Uma campanha educativa para educar o povo, com relação ao lixo,o transito, o uso correto dos logadouros com suas barracas bem cuidadas, sem ocupar o direito de ir e vir, manter a cidade sempre limpa por parte da prefeitura , tirando todos o capim das ruas e passando cimento para o capim não nascer mais tudo tão simples..Também, cuidar da higiene dos mercados e feiras os produtos bem acondicionados, os feirantes e peixeiros limpos e treinados. Uma cidade civilizada . Mas tudo isso depende de um bom administrador , de um prefeito comprometido com sua cidade e com seu povo. Belém é tão bonita , mas infelizmente , nunca mais teve um prefeito para trata-la como ela e seu povo merece.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s