ALERTA: O Avanço da Gripe A (H1N1) no Brasil


O vírus da gripe A (H1N1) tomou conta dos noticiários dos meios de comunicação e nas rodas sociais. Se antes pouco sabíamos sobre essa gripe letal, agora já temos informações, principalmente os locais de incidência e as caracteristicas da doença.

O surto da doença surgiu no México e nos Estados Unidos e em poucos meses a pandemia já estava instalada, com o número de infecções e mortes crescendo exponencialmente, de modo que hoje (junho de 2009) não há mais possibilidade de controlar a doença (com isolamento de pacientes ou vacinação).

A gripe A no Brasil

Ao contrário do que acha o presidente Lula, a gripe A no Brasil não é uma “marolinha”, pelo contrário, é preocupante em especial no 2° semestre (período frio do ano no  Sul-Sudeste), o que aumenta a propensão para as doenças respiratórias, dentre elas a gripe comum, que tem os mesmos sintomas a gripe A. O foco principal da doença no Brasil  está no Estado de São Paulo. Hoje temos 399 caos confirmados e nenhuma morte resultante da gripe A no Brasil. Precisamos estar atentos e os país estar preparado para uma possível epidemia.

A gripe A no Pará

Uma jovem paraense de 18 recêm chegada dos Estados Unidos teve o diagnóstico de gripe A confirmado. Os passageiros do voo no qual a jovem viajou ainda não estão sendo monitorados, o que aumenta a chance de outras pessoas terem sido possivelmente infectadas. Essa situação é preocupante, pois sabemos que o Pará não tem estrutura para combater um possível surto de gripe A. Em termos de saúde pública o Pará deixa muito a desejar, veja o caso da CPI da saúde, que vem se arrastando a vários meses e nada foi feito de fato.

Saiba mais sobre a Gripe A aqui.

A cobertura completa aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s