Motivos para Belém não ser sub-sede da Copa de 2014


Como paraense acho de grande importância a nossa cidade receber um evento desse tipo, o nosso povo é acolhedor, a nossa cidade é bonita e tem suas belezas naturais, mas, não é só isso que vai fazer com que Belém saia vitoriosa em relação à Manaus e digo mais, Belém não tem condições para sediar esse tipo de evento, os motivos listarei abaixo.

1. Belém é uma cidade proporcionalmente muito violenta;

2. O entorno do Mangueirão abriga bolsões de pobreza, áreas sem saneamento, sem infraestrutura mínima para a população;

3. O trânsito em Belém é caótico e desorganizado, apesar da cidade não ser tão grande, seu trânsito é tão complicado quanto o de São Paulo;

4.  A Governadora é fraca politicamente e não tem apoio suficiente para trazer a copa para Belém;

5. O prefeito atual é um dos piores e não tem competência para investir ou apoiar esse tipo de evento;

6. A exclusão social no nosso Estado é gritante, a população sofre, principalmente em termos de  saúde e educação;

7.  Belém tem seu patromônio histórico pouco conservado. São Luís está anos-luz à frente. Os casarões antigos caem e nada é feito;

8. Há escravidão no Pará. 80 % dos casos de regime de semi-escravidão saõ no Pará;

9. Aqui se mata por terra;

10.  Não há hotéis suficientes e nem moradias alternativas em condições (problema que ocorreu no Fórum Social Mundial desse ano);

11. Existe uma ligação maior entre Amazônia e Manaus, ou seja, Belém não remete a Amazônia, segundo os comentaristas esportivos.

12. O Governo do Estado do Amazonas investiu pesado em publicidade para se promover, não é a toa que durante a transmissão da escolha das sedes da copa era comum aparecer nos intervalos peças publicitárias se referindo à festa de Parintins (um ponto forte dos irmãos amazonenses), durante a apresentação das maquetes dos estádios, o de Manaus apareceu e o Mangueirão foi cortado.

Existem outros motivos, a maioria políticos. Manaus, apesar de não ter um estádio, pode muito bem construir um novo (e vai construir o estádio mais caro da Copa de 2014), já que o Estado é um dos mais ricos do país em termos de PIB.  Não ficarei surpreso se Belém perder essa disputa. Lotar clássicos Remo e Paissandu não garantem uma copa.

PS.: O povo ficou triste, mas essa é a sina do Pará, ser desprestigiado e excluído.

Se a copa vier, vai ser uma grande oportunidade para o nosso Estado mudar a imagem que tem no centro-sul do país, se não vier, Belém vai ficar pelo menos uns 30 anos atrasada. Pensem nisso.

Advertisements

14 thoughts on “Motivos para Belém não ser sub-sede da Copa de 2014

  1. Concordo com você em quase tudo. So me permita discordar no que tange a 30 anos de atraso. Belem nao vai se atrasar em nada, pois é de nossa historia poliica e economica sermos desprestigiados. A vida contina tal e qual sempre foi. Um povo provinciano vivendo suas mazelas e crendo na salvação de um governo. Belem não perde nada, quiça ganhe muito tirando do poder quem nao investe um prego na construção de uma cidade e de um Estado mais promissor…

  2. Só discordo de uma coisa:
    O Amazonas não é mais rico que o Pará, e sim Manaus é mais rica que Belém, afinal 92% da economia do Amazonas fica na capital. Mas, viaje para o interior, Parintins, já que tá na moda, e veja a miséria imperar!
    Mas isso não vem ao caso.
    Entretanto, concordo com vc sobre a falta de força política do estado do Pará!

  3. Conheço vários municípios do Pará e do Amazonas,e posso afirmar que miséria eu ví mesmo no Pará,nos municípios Amazonenses ví um modo de viver simples e humilde da população.Que é o estilo caboclo de se viver.
    Se você for,não só à Parintins, mas aos vários municípios amazonense,saberá do que estou falando.
    Mas no Pará,ví um tipo de miséria e abandono que o Amazonas não tem,como a fome e a escravidão.Conheça melhor os municípios de Belém
    primeiro,antes de falar do que você não sabe.

    • Crítica construtiva como a dele,é uma injeção de atitude que deve ser tomada, e como sociologa e pesquisadora vejo que o senhor, definitivamente não sabe do que esta falando.

    • aqui nós temos municípios pobres como todo o país tem,e não é só aqui que existem municípios pobres,o amazonas também tem,mas assim como temos municípios pobres temos os ricos como parauapebas e os que estão evoluindo como marabá,redenção e juruti e agora com as eclusas de tucuruí o pará irá inriquecer muito e o amazonas vai parecer muito pobre perto do pará

  4. O teu P.S. é contraditório, já que elencaste várias razões para que Belém não fosse sede e depois do resultado dizes que “essa é a sina do Pará, ser desprestigiado e excluído.”

  5. Com gente como você o Pará nunca vai conseguir nada mesmo. Está aí o tipo de coisa que ninguém precisa, de paraenses que só prestam para achar que o jardim do vizinho é mais florido do que o nosso. Você elencou os piores motivos e os bons por acaso não existem? O problema do nosso povo e dos nossos políticos é a cultura do Remo e Paysandu se não é do meu interesse ou se não “torço” que se dane. O Pará vai ser sempre essa terrinha se os habitantes e a classe dos políticos continuarem com essa incapacidade. Nosso Pará é lindo e como todas as cidades Belém tem problemas e se depender de problemas como os quais você mostrou o Brasil não teria condições de sediar nada. Violência, falta de saneamento, trânsito caótico e tudo mais tem em qualquer cidade, tudo é uma questão de adaptar, acontece que sem a copa perdemos uma grande oportunidade.

  6. Sou Paraense e moro em SP a alguns anos, sempre quando posso viajo para Belém pra visitar amigos e parentes, mas fico aliviado de Belém nao ser escolhida “GRAÇAS À DEUS” pois chega de vergonha , Belém é uma cidade maquiada por estatísticas falsas, não há nada além do básico e mesmo o básico nao funciona direito, o que há em Belém é na verdade uma rede de mentiras, Segurança nao tem (lembro-me muito bem quando estive pela última vez, um amigo reporter estava comigo e comentou nao ver policiamento,viaturas, nada..e ainda presenciamos um assalto às caras e vistas diurna )a saúde pública é um caos, nao existe médicos especialistas e poucos hospitais, saneamento… ,nada… calsadas e rampas pior… sugeira pra todo lado, e mortes e abusos nas escolas…ou seja Belém está a anos entregue à baratas…o prefeito nao faz absolutamente nada pela cidade, e se faz é o básico do básico…Belém está muito aquem de outras cidades…e só o que se ouve da governadora é investimentos e investimentos…só nao se sabe aonde…me lembro bém do congresso internacional onde eu via e fotografava supostos índios que não eram índios..eram moradores fantasiados dos arredores da UFPA que apenas esperavam oportunidades para agirem em arroastões… Belém dos anos 80 era 10 anos à frente de fortaleza, hoje está 30 anos atrás… como podemos receber o “mundo” com uma frota de ônibus urbanos de 20 anos (média)..ruas sujas mal sinalizadas e esburacadas…um terminal horrível…Meu Deus!…esse é o resultado de anos e anos sem investimentos…apenas verdadeiros “carapanãs” chupando o delicioso nactar do poder. GRAÇAS À DEUS!!…

  7. CONCORDO COM VC. PLENAMENTE. MAS TEM UM DETALHE. A ÁREA EM TORNO DO MANGUEIRAÕ ESTÁ MUDANDO A CIDADE ESTÁ CRESCENDO PRA LÁ.. GRANDES CONDOMÍNIOS, PRÉDIOS, E DOIS SHOPPINGS… VC. DISSE QUE O TRANSITO DE BELÉM É CAÓTICO APESAR DE A CIDADE NÃO SER TÃO GRANDE ASSIM. VC. ESQUECE QUE A CIDADE NÃO É SÓ BELÉM..MILHÕES DE CARROS VEM DE ANANINDEUA E ICOARACÍ…E ACHO QUE MANAUS LEVOU NÃO PORQUE É MELHOR QUE BELÉM E SIM PORQUE PRECISA MAIS. BELÉM SEMPRE CAMINHOU COM AS PRÓPRIAS PERNAS. JÁ MANAUS SEMPRE PRECISOU DE INCENTIVOS DE FORA..

  8. eu não concordo , belém mostrou que pod suporta esse tipow de evento, belém teve como exemplo esse jogo contra a argentina ………….Sabe oque e isso ? isso e jogo de politica isso sim !! vcs e que estão muito mal informados .

  9. manaus e uma miseria em futebol , não tem times pra jogar , .. e quando acabar a copa como que esses estadios vão ser utilizados ? áh fala serio isso e uma puta falt ade sakangem com belém sinceramente .
    bando de politicos que so pensam em dinheiro !! a va se ff!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s