393 Anos de Belém: sem motivos para comemorar


Belém completará dia 12 próximo, 393 anos de existância, mas será que temos o que comemorar? A resposta é a seguinte: não, absolutamente nada. Belém está esquecida, principalmente pela classe política (candidatos, parlamentares, autoridades, etc). Belém vive um abandono visceral, entregue à própria sorte.

Motivos para lastimar são muitos, como: a violência, que hoje já não é privilégio dos mais pobres, atinge também médicos, promotores, empresários, etc.  Proporcionalmente, Belém é uma das capitais mais violentas do país e o pior, em muitos dos crimes cometidos há participação de menores. Menores desamparados pela família e pelo Estado, seduzidos pela criminalidade, viram armas nas mãos de bandidos.

Belém tem poucos espaços para praticas de Esportes, se antes existia um half para prática de skate na Duque, hoje nem bancos o “belo” corredor possui. A juventude não é prioridade para a prefeitura de Belém, nem a saúde, nem a educação, nem saneamento. O atual prefeito é um dos piores, senão o pior de todos.

As nossas praças estão inseguras e abandonadas, o que aconteceu com a Funverde? Que cuidava das praças e logradouros de Belém? Um exemplo é a praça Waldemar Henrique, cheia de lixo, iluminação precária, moradores de rua, ratos, etc. Nem os ambulantes querem ficar mais ali, e olhe que fica perto de um dos mais belos cartões postais da cidade, a Estação das Docas.

O nosso sistema de transporte urbano é um caos: ônibus lotados, sujos, assaltos constantes, transporte alternativo precário, além da tarifa récem ajustada, em breve a população terá que andar de bicicletas para poder se deslocar, já que o transporte público está falido.

Poderia listar outros problemas de nossa cidade, mas com o que foi exposto acima é possível ter noção do quanto Belém está entregue às moscas e sem perspectiva de mudança, pelo menos nos próximos 4 anos de administração municipal.

PS.: O Fórum Social Mundial está na porta, em breve iremos saber se Belém pode sediar eventos desse porte. Se depender do Governo Estadual e da Prefeitura, o evento será  um fracasso, os motivos nem cabe aqui enumerar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s