Tempo de Mudanças: Obama Vence e Mundo Fica Feliz


Com o slogan "esperança" e "progresso", Obama vence até em estados que sempre votaram em Republicanos.

O mundo comemora a eleição do candidato democrata Barack Obama, o primeiro negro a vencer com ligeira margem de diferença em relação ao candidato republicano Jonh McCain. Foi a eleição com maior participação dos últimos 40 anos, muitos fatores contribuíram para esse cenário favorável ao então candidato negro (que não se declara negro, mas sim mestiço). Dentre os fatores que contribuíram para a aceitação da “mudança”, temos a crise financeira que atinge os EUA e a baixa popularidade do presidente George W. Bush (que conseguiu superar impopularidade do pai no começo da década de 90).

Graduado em Direito por Harvard e Ciências Políticas pela Universidade de Columbia, Obama decidiu deixar uma brilhante carreira como jurista para brigar pelos direitos civís da população mais pobre de Chicago (Illinois), incentivando a ação comunitária e a luta por mais direitos. Cabe lembrar que Obama teve origem humilde, filho de pai negro queniano e mãe branca, estudou em escolas de maioria branca sendo alvo de preconceito. Obama não chega a ser um Lula, mas possui uma história peculiar, diferente da maioria dos 43 presidentes anteriormente eleitos.

november-4-2008

Quadro com os 44 presidentes eleitos, com destaque para Obama.

Obama não é esquerdista, seu partido não é liberal, considerado pouco conservador e mais populista, portanto, o discurso de que Obama estaria levando o socialismo para a Casa Branca é mera especulação. Obama acredita no mercado e no capitalismo, e isso o elegeu, já que um dos discursos de sua campanha era a de ajudar a econômia a se reestabelecer e a ajudar os americanos a voltar a serem o que eram antes, consumidores natos (os americanos consomem sozinhos 1/3 de tudo que é produzido no mundo).

Obama terá mais apoio da comunidade internacional, sofrerá comentários racistas, será criticado diariamente durante seu governo, terá que que resolver a questão da Guerra no Iraque, criar meios de conter o terrorismo, os subsídios em relação ao Etanol brasileiro, quebrar o embargo econômico à Cuba e se aproximar mais da América Latina, principalmente nos países de democracia instável, como Venezuela, Bolívia e Equador.  Vamos esperar para ver e acompanhar de perto essa “mudança”.

Em seu twitter (miniblog pessoal), Obama diz:

“We just made history. All of this happened because you gave your time, talent and passion. All of this happened because of you. Thanks”

Saiba mais

Sobre Barack Obama aqui.

Sobre a campanha de Obama rumo à presidência norte-americana aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s