Círio de Nazaré: a Festa da Fé que é o Verdadeiro Natal dos Paraenses


promesseiros na corda que puxa a Berlinda levando a imagem de Nª Srª de Nazaré

Não sou católico, mas acima de tudo sou cristão, acredito na fé e por isso acho o Círio de Nazaré um grande evento de fé e religiosidade e mostra o quanto o nosso povo é apegado ao que vem de Deus e acredita que suas graças podem ser alcançadas.  É possivel ver pessoas de todas as idades, cantando e caminhando em direção à Basílica, muitos pagando promessas na corda, o que é um verdadeiro sacrifício devido a quantidade de gente, mas mesmo assim a todo ano o número de promesseiros na corda só aumenta.

Para os paraenses, o Círio é um verdadeiro Natal, já que a rotina muda completamente, as pessoas se programam para “antes do Círio” e “depois do Círio”, eu mesmo tenho várias coisas para pôr em ordem depois do Círio. Essa época é muito mais levada à sério que o Natal, pois o que está em jogo é a tradição do pato no tucupi, da maniçoba, o brinquedo de miriti, ao contrário do Natal que é bem mais lembrado pelo consumismo selvagem, shoppings lotados, excessos provocados pelo álcool, entre outras coisas alheias ao verdadeiro sentido da comemoração do nascimento de Cristo (inclusive as pessoas esquecem esse detalhe). O Natal infelizmente aos poucos está perdendo o sentido para muitos, já o Círio não, continua firme e forte, crescendo a cada ano em número de romarias e de romeiros.

Sou grato por morar em Belém e por ter a oportunidade de acompanhar essa grande manifestação de fé, que surpreende qualquer um que vem de fora, pela grandiosidade, pelo empenho das pessoas em manter a tradição viva.

Desejo a todos um excelente Círio e que tenham suas graças alcançadas, não importa qual seja a religião, o importante é ter o sentimento de fé e amor o próximo como a si mesmo.

Saiba mais:

http://www.fundacaonazare.com.br/

http://www.ciriodenazare.com.br/

Advertisements

3 thoughts on “Círio de Nazaré: a Festa da Fé que é o Verdadeiro Natal dos Paraenses

  1. Legal saber da existência da comunidade de blogueiros do Pará e do concurso de melhor blog do estado. Embora não seja paraense, o foco do meu blog está na região. Valeu… Flw…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s