Eleições 2008: avaliação e balanço atrasado


Como sempre, Belém foi a última a finalizar a apuração dos votos, mesmo com a centralização dos trabalhos no Hangar, no entanto, o assunto do presente texto não é a pane nas urnas e nem o atraso na totalização dos votos, mas sim o balanço do pleito municipal.

Contrariando todas as pesquisas de opinião encomendadas (e manipuladas), o candidato Priante (PMDB) conseguiu ultrapassar a candidata Valéria (DEM) e o candidato Mário Cardoso (PT). Valéria já se dizia no 2° turno, o que não aconteceu. A candidata ao que tudo indica perdeu votos depois do início da maratona de debates (que mostra o candidato sem maquiagem e sem truques), o que culminou com essa amarga derrota para a tucanada, que tenta reaver o poder novamente sobre o Pará.

O candidato Mário (PT) que ao longo da campanha utilizou a imagem do presidente Lula para angariar votos (estratégia essa que deu certo), manteve-se em disputa direta voto a voto com Priante e por pouco não (cerca de 7.000 votos), figurou na 3ª posição geral.

O candidato Jordy (PPS) obteve bons percentuais (cerca de 11%), mostrando que a popularidade do mesmo cresce a cada pleito municipal, o que pode indicar no futuro uma disputa (em 2012) com grandes chances de vitória.

Os candidatos nanicos obtiverem quase a mesmo percentual dos divulgados nas pesquisas de opinião, ou seja, o discurso das “sub-prefeituras de bairros”, de “centros comunitários interligados”, não foi levado à sério.

A disputa daqui pra frente entre Priante e Duciomar Costa promete pegar fogo, já que Priante possui o PT como principal aliado na base nacional (o que contribuiu para a eleição da governadora Ana Júlia), já no caso de Duciomar Costa, a coisa tá feia. O partido de Duciomar Costa, o PTB é aliado do governo Lula, logo, Lula deveria apoiar Duciomar…ERRADO! No caso do Pará, o PTB se familiariza com os tucanos (PSDB), isso pode ser confirmado pelo uso da cor amarela ao invés do vermelho, preto e branco, ou seja, o Dudu é um tucano enrustido.

É complicado desenhar algum cenário futuro de possível resultado do 2° turno, pois, mesmo com índices de rejeição altos, o candidato Duciomar asfaltou muitas ruas por aí, e isso realmente gera votos. No caso de Priante é importante lembrar que Jáder Barbalho (PMDB) é o mentor de sua trajetória política, ou seja, muita gente detesta os Barbalhos.

Vamos aguardar e ver quais estratégias serão utilizadas e que alianças serão criadas para só assim vermos quem vai cuidar da nossa cidade pelos próximos 4 anos, portanto, faça a escolha certa, voto tem conseqüência.

Saiba mais: http://g1.globo.com/Eleicoes2008/Para/0,,15722,00.html

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s