Um Titã em Belém: encontro com Arnaldo Antunes


Em meio a euforia do sucesso da XII Feira Pan-Amazônica do livro, o encerramento não poderia deixar de ser da mesma grandeza. Trouxeram um titã, o músico, compositor e poeta Arnaldo Antunes, que em um bate-papo descontraído mostrou para os paraenses um pouco de sua produção pós-titãs, em especial a produção poética composta por 13 livros (desconhecidos para a maioria dos presentes na ocasião).

Em 2004 tive oportunidade de produzir um trabalho (junto com minha amiga Alcione Ribeiro), a partir dos poemas de Arnaldo Antunes, como as fontes de pesquisa não poderiam ser livros, já que não foi possível encontrar aqui em Belém, apelamos para a internet, do qual vieram 90% dos poemas analisados.

O diferencial na poesia (e na música também) de Arnaldo Antunes é o apego ao formalismo, ao estético, não como norma, mas como materialização da linguagem, lembrando o formalismo Russo (pelo efeito do estranhamento), a poesia concreta e visual (dos irmãos Campos e Pignatari) e até o neo-concretismo de Ferreira Gullar.

Posso dizer com  toda convicção que a poesia brasileira que durante quase uma década ficou engessada pela falta de criatividade, de material novo e diferente, hoje possui um grande representante, que se utiliza de vários suportes para expressar sua poética, como internet, imagem, som, dança, etc.

Arnaldo declamou seus poemas e cantou algumas músicas para a alegria do público. Em novembro haverá um show do “Ao vivo no Estúdio” em Belém, agora é só esperar para conferir.

Saiba mais: http://www.arnaldoantunes.com.br/

PS: Ao vê-lo cantando, lembrei do Castelo Rá-Tim-Bum. Na hora do lanche, a criançada corria para lavar as mãos e a música (e vídeo) que passava era “Lavar as mãos” de Arnaldo Antunes. Confiram:

Advertisements

One thought on “Um Titã em Belém: encontro com Arnaldo Antunes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s